OMS abre consulta pública para projeto sobre ingestão de açúcares: redução para menos de 5% do consumo total de energia por dia teria benefícios adicionais à saúde

In: Artigos|artigos científicos

6 mar 2014

açucarA Organização Mundial de Saúde (OMS) está lançando uma consulta pública para o projeto de orientação sobre a ingestão de açúcares. Quando finalizada, a diretriz proporcionará aos países as recomendações sobre a limitação do consumo de açúcares para reduzir problemas de saúde pública, como obesidade e cárie dentária.

Comentários sobre a proposta de orientação serão aceitos através do site da OMS entre 5 e 31 de março de 2014. Quem quiser comentar deve apresentar uma declaração de interesses. Um duplo processo de revisão por especialistas vai acontecer ao longo do mesmo período. Uma vez que o peer-review e a consulta pública forem concluídos, todos os comentários serão revistos, o projeto de orientação será revisto, se necessário, e liberado pelo WHO’s Guidelines Review Committee antes de ser finalizado.

A recomendação atual da OMS, de 2002, é que os açúcares devem compor menos de 10% do consumo total de energia por dia. O novo projeto de orientação também propõe que os açúcares devem ser inferiores a 10% do consumo total de energia por dia. Além disso, ele sugere que uma redução para menos de 5% do consumo total de energia por dia teria benefícios adicionais. Cinco por cento do consumo total de energia é equivalente a cerca de 25 gramas (cerca de 6 colheres de chá) de açúcar por dia para um adulto com Índice de Massa Corporal (IMC) normal.

Os limites propostos na ingestão de açúcares no projeto de orientação aplicam-se a todos os monossacarídeos (como a glicose e a frutose) e dissacarídeos (como a sacarose ou o açúcar de mesa) que são adicionados aos alimentos pelo fabricante, cozinheiro ou consumidor, bem como açúcares que estão naturalmente presentes no mel, xaropes, sucos de frutas e concentrados de frutas.

Grande parte dos açúcares consumidos hoje está “escondida” em alimentos processados que não são geralmente vistos como doces. Por exemplo, uma colher de sopa de ketchup contém cerca de quatro gramas (cerca de uma colher de chá) de açúcar. Uma única lata de refrigerante adoçado com açúcar contém até 40 gramas (cerca de 10 colheres de chá) de açúcar.

O projeto de diretriz foi formulado com base em análises de todos os estudos científicos publicados sobre o consumo de açúcares e como isso se relaciona com o excesso de ganho de peso e cárie dentária em adultos e crianças.

Garantir o equilíbrio energético é fundamental para a manutenção do peso corporal saudável e a ingestão ideal de nutrientes. O objetivo desta diretriz é fornecer recomendações sobre o consumo de açúcares livres para reduzir o risco de doenças não transmissíveis em adultos e crianças, com um foco particular sobre a prevenção e controle de ganho de peso e cárie dentária. Assim que forem finalizadas, as novas recomendações poderão ser utilizadas por gestores de programas e planejadores de políticas de saúde para avaliar o consumo atual de açúcares livres em relação a um ponto de referência e desenvolver medidas para diminuir o consumo de açúcares livres, se necessário, através de intervenções de saúde pública.

Fonte: World Health Organization(WHO), de 5 de março de 2014

6 Responses to OMS abre consulta pública para projeto sobre ingestão de açúcares: redução para menos de 5% do consumo total de energia por dia teria benefícios adicionais à saúde

Avatar

Aline

março 9th, 2014 at 08:59

Olá dr Rugue, gostaria de saber como faço para marcar uma consulta. Obrigado

Avatar

Dr. Ruguê

março 13th, 2014 at 10:08

Você pode marcar em Uberlândia na Clínica Kalayasa 34 32363518 ou em São Paulo no Yoga Flow 11 38496857

Avatar

Janaina Ferreira

março 24th, 2014 at 17:21

Dr. Ruguê, não estou conseguindo retorno por e-mail ou telefone (info@suddha.net e 34 3235-3571). Há outros tels? Obrigada

Avatar

Bianca Fiore

março 26th, 2014 at 14:39

Olá, dr. Ruguê, tudo bem? Entrei no site da clínica Yoga Flow e só achei o curso administrado pelo senhor. O senhor também clinica lá? Como funcionam as consultas e tratamentos. Como moro no interior de São Paulo, pergunto isso pra saber sobre a viabilidade de se fazer um tratamento ayurvédico na clínica. Muito obrigada

Avatar

Karen

maio 14th, 2014 at 10:54

Dr. Ruguê, estou interessada em fazer o curso de formação em Terapeuta Ayurdeva. Gostaria de saber aproximadamente a partir de quando abrem as inscrições para o ano que vem.

Avatar

Karen

maio 14th, 2014 at 10:54

Obrigada

Comment Form

Blog do Dr. Ruguê

Subhamastu sarva jagatam - que todos os seres sejam felizes! Seja bemvindo a este espaço de textos e comentários sobre a extraordinária Ciência Védica (Yoga Brahma Vidya), Ayurveda, Yoga, métodos naturais de cura, nossa experiência e o trabalho realizado pelos cientistas e professores aos quais estamos associados em vários países, nossas viagens de estudos e de trabalho e toda a beleza desse Caminho de Plenitude.

Photostream