Nature: metabolismo da L-carnitina, um nutriente da carne vermelha, pela microbiota intestinal, promove a aterosclerose

In: artigos científicos

18 abr 2013

ateroscleroseArtigo publicado pela revista Nature Medicine mostra que ometabolismo de L-carnitina, um nutriente presente na carne vermelha, promove a aterosclerose através de mecanismo dependente da microbiota intestinal.

O metabolismo de colina e fosfatidilcolina pela microbiota intestinal produz trimetilamina (TMA), que é metabolizada em uma espécie pró-aterogênica, a trimetilamina-N-óxido (TMAO). Foi demonstrado no presente trabalho que o metabolismo de L-carnitina dietética, uma trimetilamina abundante na carne vermelha, pela microbiota intestinal, também produz TMAO que acelera a ateroscleroseem cobaias de laboratório. Os onívoros produziram mais TMAO do que vegetarianos ou vegetarianos após a ingestão de L-carnitina, através de um mecanismo dependente da microbiota intestinal.

A presença de bactérias específicas nas fezes humanas foi associada à concentração plasmática de TMAO e ao estado dietético. Os níveis plasmáticos de L-carnitina em indivíduos submetidos à avaliação cardíaca (n = 2.595) previram um aumento dos riscos tanto para doença cardiovascular prevalente, quanto para eventos cardíacos adversos maiores incidentes (infarto do miocárdioacidente vascular cerebral ou morte), mas apenas entre os indivíduos com altos níveis de TMAO simultaneamente.carne

A suplementação dietética crônica com L-carnitina em ratos alterou a composição microbiana no ceco, marcadamente aumentando a síntese de TMA e TMAO e a aterosclerose, mas isto não ocorreu quando a microbiota intestinal foi concorrentemente suprimida. Em camundongos com uma microbiota intestinal intacta, a suplementação dietética com TMAO, carnitina ou colina reduziu o transporte reverso de colesterol in vivo. A microbiota intestinal pode, assim, contribuir para a relação bem estabelecida entre altos níveis de consumo de carne vermelha e o risco de doenças cardiovasculares.

Fonte: Nature, publicação online de 7 de abril de 2013

1 Response to Nature: metabolismo da L-carnitina, um nutriente da carne vermelha, pela microbiota intestinal, promove a aterosclerose

Avatar

Patricia Martinez

maio 10th, 2013 at 17:38

Dr. Ruguê, boa tarde

Desculpe usar este espaço para a pergunta em questão, mas não encontrei outro espaço para fazê-la.
Por favor, o que a Ayurveda pode fazer por portadores de Mielodisplasia?
Este é um problema que acomete o pai de uma amiga e gostaria muito de sua opinião.
Muito grata desde já,
Patrícia.

Comment Form

Blog do Dr. Ruguê

Subhamastu sarva jagatam - que todos os seres sejam felizes! Seja bemvindo a este espaço de textos e comentários sobre a extraordinária Ciência Védica (Yoga Brahma Vidya), Ayurveda, Yoga, métodos naturais de cura, nossa experiência e o trabalho realizado pelos cientistas e professores aos quais estamos associados em vários países, nossas viagens de estudos e de trabalho e toda a beleza desse Caminho de Plenitude.

Photostream