Curcuma no tratamento do câncer de esôfago

In: Artigos

29 out 2009

Foi publicado na revista British Journal of Cancer um excelente trabalho científico sobre o excelente efeito da curcuma no tratamento do câncer de esôfago, provocando a morte das células cancerígenas. Mais um suporte para corroborar o uso preventivo e curativo do “açafrão da terra” , também conhecido como curcuma – Curcuma longa – no câncer, além dos benefícios também no tratamento das artrites e demência.

Acessem o Abstract do artigo nesse endereço:

http://www.nature.com/bjc/journal/v101/n9/index.html

76 Responses to Curcuma no tratamento do câncer de esôfago

Avatar

Zilda

outubro 31st, 2009 at 23:29

meu pai esta com cancer no esofago já avançado, tem alguma possibilidade de cura ou a idade dele com 82 anos é arriscado qualquer procedimento.

Avatar

Dr. Ruguê

outubro 31st, 2009 at 23:54

Prezada Zilda,
De qualquer forma, é muito interessante que seu pai use curcuma, na forma de tintura (curcumina) – 20 gotas 3 vezes/dia. Veja no e-mail kalayasaaushadi@hotmail.com

Avatar

Juliana

novembro 3rd, 2009 at 23:43

Meu irmão está com cancer de esôfago, tem 27 anos. Já fez duas quimioterapias, mas que não surgiu efeito. E agora ele está bem debilitado, desidratado, desnutrido e com acite.Ele está hospitalizado, devido ao aparecimento de febre, e coincidentemente nós tínhamos dado a ele a curcumina, será que ela pode ter causado a febre? Há uma contra-indicação para a curcumina? Seria recomendável tomar a curcumina. Nós já compramos na forma de tintura na farmácia de homeopatia e manipulaçao, e a recomendação dada foi de 5mL em água 3 vezes ao dia.
Por favor responda URGENTE!!!!
Obrigada!!!!

Juliana
jmhotta@gmail.com
jmhotta77@hotmail.com

Avatar

Dr. Ruguê

novembro 4th, 2009 at 11:11

A curcumina poderia cusar febre eventualmente, caso produzisse morte celular das células cancerígenas. Mas, devido ao estado de seu irmão é preciso procurar outras causas como devem estar fazendo no hospital. Não conheço contra indicações para a curcumina. Sim, é recomendável tomar. Exato em relação à dose, porque a curcuma teria que ser em dose muito alta (em torno de 30 gr) para produzir resultados positivos curativos. Então a tintura é conveniente.
Dr. Ruguê

Avatar

Juliana

novembro 4th, 2009 at 16:07

Muito obrigada por responder.
Entaum o bom seria dar 30 gr por vez ou por dia? O tumor dele está no esofago e início do estomago, a curcumina também tem efeito em outros orgãos?

Avatar

Juliana

novembro 4th, 2009 at 16:31

No caso da tintura de Curcuma sodorio (Curcuma longa) a 20%, quanto teria que ser ministrado por vez ao meu irmao e quantas vezes ao dia? Se o indicado for o pó da cucurma, este poderia ser diluido em agua e servido ao paciente. A dosagem seria de 30 gramas por vez ou por dia. Se for por dia, seria em quantas vezes? O melhor seria tomar em jejum ou tanto faz?
Obrigada!!

Avatar

Dr. Ruguê

novembro 5th, 2009 at 12:17

A 20% melhor seria tomar uma colher de chá 3 vezes/dia. A curcuma utilizada em estado natural, em pó, deve ser de 30 gr. por dia distribuido no preparo dos alimentos, com água e com leite. De preferência sempre com leve cozimento ou fervura. Mas isso, em geral, fica impraticável para quem tem cancer, devido à frequente inapetencia.

Avatar

Juliana

novembro 5th, 2009 at 18:56

Muito grata pela atenção.

Avatar

Juliana

novembro 6th, 2009 at 14:41

Boa tarde,

Se ele tomar o preparado a 20% (uma colher de chá 3 vezes/dia), não equivale a 30 gramas, pois a 20% teria apenas miligramas e não gramas. Esse a 20% fará algum efeito sobre o cancer? no caso do pó, poderíamos deixar preparado uma quantidade para o dia inteiro e ele ir tomando ao longo do dia, ou é preciso preparar na hora?
A curcuma faz efeito em outros orgãos também? E ele age sobre os ganglios existentes?
Muito obrigada

Avatar

Dr. Ruguê

novembro 9th, 2009 at 01:58

Não, porque quando você faz uma solução alcoolica concentra a substância ativa da curcuma, que é chamada curcumina. Ela fica muito concentrada na tintura e, em uma solução a 20%, tomando uma colher de cha 3 vezes por dia, equivale à mesma quantidade de CURCUMINA contida em 30 gr. de curcuma

Avatar

Juliana

novembro 9th, 2009 at 11:17

Bom dia Dr. Ruguê,
Muito obrigada pelas informações. Como é um novo medicamento, tem-se muitas duvidas e uma delas é, se pode ser tomado mesmo no dia em que se vai fazer a seção de quimioterapia ou é melhor deixar de tomar alguns dias antes e apos a seção quimioterápica. A seção quimioterapica deverá ser na proxima terça feira, dia 10 de novembro de 2009. Assim sendo aguardo uma resposta o mais breve possivel.
Muito grata.

Avatar

Rita

novembro 16th, 2009 at 17:24

Dr. Ruguê
Meu marido tem LLC (leucemia linfócita crônica). Nesse caso, também é indicado o uso da curcumina? Em que dosagem?
Muito obrigada.

Avatar

Dr. Ruguê

novembro 30th, 2009 at 21:26

para a LLC não conheço nenhum trabalho científico específico, porém vejo que tem seu papel importante porque é um grande depurativo do sangue e auxiliar para os utros tratamentos que ele deve estar fazendo

Avatar

Emanuel Barbosa Alves

novembro 20th, 2009 at 13:22

Gostaria de saber se a tintura de curcuma tem efeito preventivo para as doenças que tem se apresentado como eficaz na cura.
Também gostaria de saber onde encontar a tintura de curcuma, já que aqui no meu estado no foi possível encontar.

Avatar

Dr. Ruguê

novembro 30th, 2009 at 21:25

Sim, a curcuma é preventiva. Não é necessário usar como tintura. Pode utiliza-la como tempero nos alimentos, como também fervida no leite.

Avatar

zacarias

novembro 22nd, 2009 at 21:47

gostaria de receber orientação de como usar a curcuma longa pois meu irmão está com cancer de esofago e este site nos deu uma esperança de vida, que DEUS abençoe o Dr Ruguê que faz essa caridade ao próximo.

Avatar

Dr. Ruguê

novembro 30th, 2009 at 21:24

Deve usar como tintura (curcumina) na dose de 30 gotas 3 vezes/dia

Avatar

joao carlos de carvalho

novembro 23rd, 2009 at 15:34

Bom dia

Minha Mãe tem 83 anos e sofre do Mal de Alzaimer a 5 anos , o estado fisico dela é consideravel satisfatório , tirando a perda de memoria , eu li na internet que o curcuma é indicado para o tratamento do Alzaimer , poderia me dizer como e se é verdade ?

Avatar

Dr. Ruguê

novembro 30th, 2009 at 21:22

A curcuma é considerada um elemento importante dos medicamentos naturais para estas doenças degenerativas neurológicas. Porém existem outros medicamentos ayurvedicos mais específicos como Kapikacchu, Brahmi, Ashwaganda e a curcuma entra como um elemento da fórmula

Avatar

Cleonice

novembro 25th, 2009 at 00:07

O meu pai tem 74 anos esta com câncer no esofago, já fez 32 seções de radioterapia e 25 de quimioterapia e não obteve resultados desejados, os médicos mandaram ele voltar para casa e retornar ao hospital 5 de dezembro, qual suas chances se tomar a corcumina tintura já que nos temos somente ela em pó e a quantidade necessária de 30 gramas ao dia ele não pode ingerir pois o mesmo não tem apetite algum. Porque os medicos que estão fazendo o tratamento dele não recomendam a corcumina, já que ela foi divulgada intensamente nos jornais e no fantastico da Globo, eles podem ter alguma resistência a esse tratamento ou não acreditam em outras curas alternativas que não sejam quimio e radio. Por favor esperamos ansiosos pela resposta, obrigado de coração.

Avatar

Dr. Ruguê

novembro 30th, 2009 at 21:20

É recomendado, tal como está no artigo científico que foi publicado que motivou todas estas perguntas. Tire cópia do artigo e leve para os médicos

Avatar

Michele

novembro 26th, 2009 at 15:48

Olá…tenho 30 anos e estou com câncer de mama. Já faço uso da curcuma em pó. Onde posso encontrar a tintura e qual a dose recomendada?!? Ah! Posso fazer chá com a curcuma em pó?!
No aguardo, Att.

Avatar

Dr. Ruguê

novembro 30th, 2009 at 21:18

Sim, é muito útil que você use a curcumina. Pode encontrar na Farmacia Kalayasa Aushadi (kalayasaaushadi@hotmail.com ). A dose pode ser 30 gotas 3 vezes por dia

Avatar

adriana

dezembro 3rd, 2009 at 02:31

oi doutor gostaria de saber descobrimos o cancer do meu pai a 4 meses ele tem 43 anos e neste periodo ele ñ teve perda de peso nenhuma ele já fez 12 seções de quimio e tivemos resultado satisfatorio e a + – a 1 mes ele toma a curcumina mas ele toma a raiz bate no liquidificador fica bem forte e toma todos os dias + – uns 200 ml por dia qual asua opinião os resulatdos são bem positivos estamos achando espero sua resposta uma abraço.

Avatar

Dr. Ruguê

dezembro 7th, 2009 at 09:39

Ola Adriana,
Esta também éuma forma satisfatória de ingerir curcuma.

Avatar

Oswaldo

dezembro 10th, 2009 at 00:26

Dr. Ruguê.
Inicialmente, quero parabenizá-lo por este blog, de alcance tão humano.
Tenho esôfago de Barret e, há um mês, depois da tomar conhecimento das qualidades da curcumina, venho tomando, como prevenção ao câncer de esôfago, 500mg de açafrão da índia três vezes ao dia, dissolvido em água.
Pergunto: Esta dose e forma de ingestão estão apropriadas, ou o Sr. sugere uma outra forma?
Obrigado e Deus o proteja.

Avatar

Dr. Ruguê

dezembro 15th, 2009 at 17:04

Esta forma está apropirada para a sua situação. Pode acrescentar curcuma nos alimentos, como tempero. Pode fazer o “leite dourado” fervendo curcuma no leite.

Avatar

Kátia Cristina

dezembro 10th, 2009 at 01:28

Ola Dr. Ruguê!
Tenho inflamação no ezofago e gastrite, estou uzando a curcuma em pó, açafrão da terra no arroz e certo, qual a dozagem certa?
Abraços!

Avatar

Dr. Ruguê

dezembro 15th, 2009 at 17:03

Neste caso, adicionado aos alimentos não há uma dose certa, mas normalmente adicionamos 5 gr. ao preparo do arroz para, por exemplo, um copo de arroz

Avatar

Heloisa Franca

dezembro 14th, 2009 at 00:31

Dr.Roger ,a curcumina poderia ser tomada c/ profilaxia- 30 gotas 1/dia?

Avatar

Dr. Ruguê

dezembro 15th, 2009 at 17:02

Sim, a curcumina pode ser utilizada como preventivo, mas sugiro que adicionem curcuma (o açafrão da terra) no preparo dos alimentos. Vai ser igualmente útil e promove a cultura de que nosso alimento deve ser nosso remédio.

Avatar

adriana

janeiro 2nd, 2010 at 18:46

boa tarde gostaria de saber o preparo certo q tem que ser tomada a curcumina quanto de quantidade por dia e se pode ser tomado o pó na agua ou leite o meu pai tem cancer de esofago e tomor está se desenvolvendo rapido é urgente obrigada

Avatar

Priscila

janeiro 4th, 2010 at 02:56

Boa noite Dr. Ruguê meu tio descobriu cancer de esofago e vai inciar quimioterapia e radioterapia juntos, e eu gostaria de saber se ele pode tomar curcumina mesmo fazendo o tratamento. Caso ele possa onde encontro a curcumina e qual a quantidade a ser tomada ?
Obrigada

Avatar

Dr. Ruguê

janeiro 7th, 2010 at 19:56

A dose normalmente recomendada é de 20 gotas 3 vezes por dia da tintura de curcumina. Pode encontra-la na Farmacia Kalayasa Aushadi http://www.kalayasaaushadi.com.br

Avatar

Fabricia

janeiro 6th, 2010 at 20:08

Boa tarde,

Doutor, meu marido tem 48 anos e está com um tumor no pancreas com mestastase no figado, fez a três dias a primeira quimioterapia, gostaria de saber se o uso da curcumina pode ajuda-lo de alguma forma e qual seria a dosagem recomendada?

Obrigada

Avatar

Dr. Ruguê

janeiro 7th, 2010 at 19:54

Sim, ele pode utilizar a curcumina na dose de 20 gotas 3 vezes/dia, tintura.

Avatar

Carlos Maglhaes

janeiro 17th, 2010 at 14:50

Oi Doutor, recentemente fui diagnosticado con cancer no intestino (sigmoide) com metastase no figado, gostaria de saber se a curcumina pode me ajudar no tratamento e se pode ser feito concomitante com a quimioterapia e que dosagem seria indicada no meu caso.
parabens pelo Blog e que Deus te abençoe sempre.

Avatar

sheila

janeiro 25th, 2010 at 14:30

meu pai esta com 63 anos e esta com cancer de esofago, no inicio tem chance de cura?

Avatar

SILVANA

janeiro 25th, 2010 at 16:13

por favor minha mãe tem metastases no pulmão de um cancer de rim
e está fazendo tratamento com medicamento nexavar gostaria de saber se ela pode tomar e qual a quantidade de curcumina e se a
curcumina é o mesmo que o alcafrão em pó (amarelo) e o que seria melhor tomar em forma de chá ou em gotas, aguardo resposta urgente por favor ela tem 64 anos. obrigada

Avatar

fabiane machado

fevereiro 5th, 2010 at 16:48

Boa tarde dr.Ruguê,meu marido tem 40 anos,ele tem refluxo,faz tratamento mais de ano com pantoprazol,só que causa efeito colateral, como não conseguir ganhar peso, tem muitos arrotos e muitas dores musculares não estamos vendo melhoras,o médico diz que clinicamente ele está bem,mas não consegue conter o refluxo,ja uso o curry e açafrão na alimentação,mas não vejo melhoras significativas,o que o senhor nos recomenda,a tintura de curcumina ,seria uma bboa tentativa,obrigada desde já.

Avatar

Felipe Ranieri

fevereiro 9th, 2010 at 13:15

Meu pai se encontra com o Carcinoma Espinocelular Ulcerado no esófago. Onde consigo adquirir o extrato fortificado ou tintura da Curcuma (com o princípio ativo da curcumina)?

Muito obrigado!

Avatar

Dr. Ruguê

março 3rd, 2010 at 18:44

No farmacia kalayasa aushadi (www.kalayasaaushadi.com.br)

Avatar

vera lucia

fevereiro 10th, 2010 at 23:19

tenho cancer de pulmao localmente avancado.Estou tomando Tarceva{erlotinib).posso tomar curcumina?Qual seria a dosagem?obrigado

Avatar

Dr. Ruguê

março 3rd, 2010 at 18:42

sim, voce pode usar na dose de 20 gotas 3 vezes por dia

Avatar

marcia regina cruzeta bartapelli

fevereiro 13th, 2010 at 18:23

Boa tarde,
descobri que estou com vários linfomas, gostaria de saber se posso usar a curcuma e como – chás, culinária, soluções?
Aguardo retorno,
Grata,
Marcia Regina
Curitiba0

Avatar

Dr. Ruguê

março 3rd, 2010 at 18:41

Sim, voce pode usar em pó como tempero e como solução hidroalcoolica. veja no site http://www.kalayasaaushadi.com.br

Avatar

marcos jorge viana pereira

fevereiro 21st, 2010 at 18:48

eu tinha queimação no estomago desde os meus18 anos, contudo consegui acabar com a as bacterias por meio de coquetel e uso da babosa, contudo já a algum tempo venho tendo refluxo e coceira na garganta diariamente, principalmente a noite, horario que mais me incomada. será que a curcumina me ajudará no tratamento dessa coceira irritante. obrigado pela atenção.

Avatar

Dr. Ruguê

março 3rd, 2010 at 18:40

Sim, pode ajudar, mas o foco principal deve estar na mudança de alimentação, hábitos.

Avatar

alessandro garcia de freitas

março 2nd, 2010 at 12:36

Doutor gostaria de saber como se faz o preparo para que depois se transforme em gotas ,muito obrigado.

Avatar

Dr. Ruguê

março 3rd, 2010 at 18:39

é feita uma tintura na proporção de 1 parte de curcuma com 5 partes de alcool de cereais e deixado em maceração por 10 dias. depois coado´´

Avatar

simone

março 4th, 2010 at 19:27

dr estou com cancer no endometrio. como posso usar o curcuma a meu favor?

Avatar

vera eidt

março 6th, 2010 at 10:45

dr Roque .oque é tintura crucuma?

Avatar

Dr. Ruguê

março 11th, 2010 at 02:14

Tintura de curcuma é uma solução alcoolica de Curcuma longa (açafrão da terra) a 70%. É utilizada porque a quantidade de curcuma necessária para produzir o efeito anti cancerígeno é de 30 gr. por dia, oque torna impraticavel para a maioria. Seno assim, se utiliza a curcuma na forma concentrada de tintura alcoolica

Avatar

simone

março 11th, 2010 at 19:59

Dr rogue o senhor poderia me responder? Estou atras de tintura de curcuma por causa do meu cancer do endometrio. não sei se é isso mesmo qaue devo fazer, estou muito angustiada, pois não consigo nenhuma informação.
Obrigada,
Simone

Avatar

Dr. Ruguê

março 13th, 2010 at 01:35

Simone,
você poderá conseguir a tintura de curcuma na Farmacia Kalayasa Aushadi:
Telefone / Fax – (34) 3224 6034
e-mail – kalayasaaushadi@hotmail.com
blog – farmaciakalayasaaushadi.blogspot.com
Sim, a curcuma te ajudará. Se lhe for possivel fazer alguma consulta comigo nas cidades onde atendo: Uberlândia, São Paulo ou Florianópolis, veja no site http://www.suddha.net os endereços para marcar

Avatar

Maria Cristina Silveira

março 23rd, 2010 at 03:39

Meu pai com 79 anos foi feito diagnostico na semana passada de adenoca de esofago. Ele tem 79 anos. Não apresenta metastase aos exames só a infiltração da mucosa esofagica.Será que a curcuma pode se util para ele? Onde comprar? Qual a dosagem? Pode ser usado por qualquer pessoa, ou seja tem contra indicações?Preciso da resposta urgente!!!!!!!!!

Avatar

Dr. Ruguê

março 23rd, 2010 at 17:01

Sim, Maria Cristina. Será de grande ajuda para ele. Pode ser usado acrescentando curcuma (o açafrão da terra) no preparo dos alimentos e como tintura (20 gotas 3 vezes por dia), após as refeições para evitar irritar o estômago.

Avatar

JOIMAR

março 30th, 2010 at 10:26

Tenho gastrite cronica, a curcuma seria recomendada.

Avatar

Dr. Ruguê

abril 5th, 2010 at 10:34

Caro Joimar,
De modo geral a curcumina, que é uma tintura, não é indicada para gastrite
, principalmente porque é uma solução alcoolica. A curcuma, associada à aloe vera é, gralmente, indicada. Mas, de acordo com o Ayurveda, uma mesma doença, por exemplo, a gastrite, pode apresentar diferentes características e deve ser tratada individualmente, ou seja, a pessoa deve ser tratada

Avatar

Fernanda Oliveira

abril 7th, 2010 at 19:53

A minha mae (80 anos) tem cancro epidermoide do esofago com metastases. Nao vao fazer cirurgia, apenas quimioterapia.
Comprei Turmeric em pó. Como devo fazer? 3 vezes ao dia? quantas colheres de chá? Junto com quê? (iogurte, agua, na sopa?). Agradeço a sua ajuda. Ela é a melhor mãe do mundo! Obrigada

Avatar

Dr. Ruguê

abril 8th, 2010 at 01:52

Prezada Fernanda,
O turmeric ou curcuma deveria ser ingerido na dose de 30 gr por dia, associado aos alimentos. Como isso é pouco prático, você pode dar a ela 2 colheres de chá, introduzidos no preparo dos alimentos como leite fervido com curcuma, legumes cozidos ou arroz e procurar pela tintura de cucuma que é chamada curcumina

Avatar

Fernanda Oliveira

abril 8th, 2010 at 08:11

Dr Ruguê,

Muito obrigada pela ajuda. Mas fiquei com uma duvida. Devo dar-lhe duas colheres de chá por dia (2 colheres de uma vez) com o leite ou os legumes/arroz?
Já mandei ontem um mail para o mail mail kalayasaaushadi@hotmail.com a perguntar se podem enviar-me a tintura de curcuma (curcumina). Se puderem enviar-me, como devo fazer? Quantas gotas devo dar-lhe por dia? Com água? Quantas vezes ao dia! Obrigada. Bem haja!

Avatar

Dr. Ruguê

abril 9th, 2010 at 20:36

As duas colheres são uso total por dia, no preparo dos alimentos, nos alimentos que ela ingerir

Avatar

Deisy

abril 9th, 2010 at 06:05

Olá dr. Ruguê,

Meu marido tem um liposarcoma de retroperitônio, já foi operado uma vez com a retirada do rim esquerdo e 13cm do intestino há 8 meses, mas o tumor voltou e ele deve ser operado novamente. Ele acabou de fazer 25 sessões de radioterapia e eu gostaria de saber se a curcumina seria indicada e poderia trazer algum benefício para o tratamento dele?
Agradeço a atenção.

Avatar

Dr. Ruguê

abril 10th, 2010 at 14:45

Daisy,
De modo geral a curcuma é util para todos os tipos de cancer, mas o Ayurveda possui programas muitocompletos que envolvem outros medicamentos e outros aspectos como dieta, estilo de vida e outras práticas

Avatar

Luiz Bernardino

abril 11th, 2010 at 18:43

Minha mãe tem 82 anos e foi descoberto na última semana um câncer de estomágo, solicito as pessoas que passaram por esta experiência e que encontraram tratamento com resultados positivos, seja através de metodos alternativos, ervas, alimentação, medicação, que me ajudem enviando sugestões para o meu E-mail. Agradeço de coração.

Avatar

neiva ribeiro roza

abril 23rd, 2010 at 01:09

meu pai esta com cancer nas cordas vocais gostaria s daber como dou a curcumina a ele ?

Avatar

neiva ribeiro roza

abril 23rd, 2010 at 01:23

meu pai esta com cancer nas cordas vocais gostaria s daber como dou a curcuma a ele ?

Avatar

Dr. Ruguê

maio 6th, 2010 at 02:24

Olá Neiva,
Você pode dar para o seu pai a tintura de curcuma (curcumina) 20 gotas 3 vezes por dia. Peça também na Farmacia Kalayasa Aushadi – kalayasaaushadi@hotmail.com a tintura de Guduchi (Tinospora cordifolia) e dê 10 gotas 3 vezes por dia.

Avatar

neiva ribeiro roza

abril 23rd, 2010 at 01:27

o cancer dele esta no estagio 2 e vamos comecar o tratamento daqui uns 15 dias m ajude doutor estou desesperada. q deus o abençoe.

Avatar

camila

maio 4th, 2010 at 18:20

Dr. sou estudante do 1º ano e estou fazendo uma pesquisa para uma feira que vai acontecer na minha escola, qostaria de saber se existe alguma tintura especifica para pessoas com cancêr?

Avatar

Dr. Ruguê

maio 6th, 2010 at 02:25

Sim Camila, o estudo que apresentei neste blog mostra o efeito da curcumina mas também existem outras ervas úteis. Procure por um artigo que escrevi para a revista Prana Yoga Journal. Entre no site da revista e veja

Avatar

camila

maio 4th, 2010 at 18:41

Dr. sou estudante do 1º ano e estou fazendo uma pesquisa para uma feira que vai acontecer na minha escola, qostaria de saber se existe alguma tintura especifica para pessoas com cancêr?
obrigada pela atenção!!

Avatar

Rafael

agosto 3rd, 2010 at 19:22

Olá Boa tarde.
Meu nome é Rafael, sou pesquisador sobre o câncer e suas patologias.
Há algum tempo eu tive um caso bem grave de câncer na minha família, onde foi muito complicado lidar com isso, pois um

tio meu estava bastante desanimado a abatido e procurava muita força comigo, então tive sempre que estar e me mostrar

bem perante ele, para nunca desanima-lo do tratamento, pois também sentia muita falta da bebida e do cigarro, o que lhe

causou Câncer de Esôfago,no incício ele pensou que não fosse nada, mas depois viu o grande problema que tinha.
Um dia,na internet, procurando mais sobre câncer, foi onde encontrei o site institucional do Hospital de Câncer de

Barretos, onde tirei muitas dúvidas que tinha e como ajudar a meu tio com seu caso, tendo muito apoio e juda com tudo

que precisei.
Quem quiser acessar e dar uma olhada:

http://www.cliquecontraocancer.com.br

Abraços a todos.

Avatar

Roberto Mello

agosto 6th, 2010 at 01:48

A medicina tradicional so retarda o obito, a esperança esta na medicina ayuveda, na fitoterapia e na medicina vibracional, que é a medicina do futuro.

Avatar

Viniccius

agosto 25th, 2016 at 19:07

Qual dose para tratamento preventivo?

Comment Form

Blog do Dr. Ruguê

Subhamastu sarva jagatam - que todos os seres sejam felizes! Seja bemvindo a este espaço de textos e comentários sobre a extraordinária Ciência Védica (Yoga Brahma Vidya), Ayurveda, Yoga, métodos naturais de cura, nossa experiência e o trabalho realizado pelos cientistas e professores aos quais estamos associados em vários países, nossas viagens de estudos e de trabalho e toda a beleza desse Caminho de Plenitude.

Photostream