Participação dos pais na educação alimentar das crianças

Comendo_Biscoito_UNIFESP_67_dos_pais_oferecem_alimentos_insdustrializados_aos_filhos_antes_do_primeiro_ano_de_vida_4ZAWPRHA UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) realizou uma interessante pesquisa que mostra um sério grau de despreocupação dos país em fornecer alimentos industrializados muito cedo às crianças, o que pode condicionar hábitos alimentares negativos e doenças precoces. Vamos dar ênfase à importância da alimentação na saúde, não só selecionando o que comemos, mas dando atenção a como digerimos os alimentos e como eliminamos os dejetos: “sama Agni, mala kriya …

UNIFESP: 67% dos pais oferecem alimentos industrializados aos filhos antes do primeiro ano de vida

Pesquisa realizada pela disciplina de Nutrologia do Departamento de Pediatria da UNIFESP, com 270 pais de crianças frequentadoras de berçários de creches públicas e filantrópicas da capital paulista, apontou que a introdução de alimentos industrializados – como macarrão instantâneo, açúcar refinado, suco de frutas artificial, salgadinhos e embutidos – começa antes dos três meses de idade e são ofertados às crianças por 67% dos pais antes que seus filhos completem um ano de idade.

nutricionista e autora da pesquisa, Maysa Helena de Aguiar Toloni, diz que a ingestão precoce, continuada e excessiva de alimentos altamente calóricos e de baixo valor nutricional está associada ao abandono doaleitamento materno e ao baixo consumo de frutas, legumes, cereais e hortaliças. Este tipo de alimentação pode comprometer o crescimento e o desenvolvimento infantil, além de desencadear processos alérgicos, carências de vitaminas e minerais, obesidade infantil e o surgimento das chamadas Doenças Crônicas Não Transmissíveis - diabeteshipertensão arterialobesidade, dislipidemia, acidente vascular cerebralcâncer,artroseenfisema pulmonar dentre outras.

A pesquisa mostra que, até os três meses de vida, 31% dos pais afirmaram ter oferecido açúcar ao filho; 49%, chás e, 18%, mel. Até os doze meses, o açúcar atinge o índice de 87%; o chá, 88%, e, o mel, 73%.

Doze por cento das crianças entre o primeiro e o sexto mês de vida já experimentaram refrigerantes e, até os noves meses, esse índice sobe para quase 20%, chegando a 56,5% até o primeiro ano de vida. Os refrigerantes são ricos em açúcar, contêm corantes e aditivos químicos, são pobres em nutrientes e hipercalóricos.

nutricionista ressalta a importância de se manter a amamentação exclusiva até os seis meses de vida, sendo desnecessária a oferta de água, chás ou qualquer outro alimento sólido ou líquido.

O mel não deve ser oferecido a crianças abaixo de um ano de idade, pelo risco de botulismo, devido à imaturidade da flora  intestinal.

A pesquisa foi realizada em 2007, por meio de questionário estruturado e previamente testado para a coleta de dados. Para cada alimento investigado foi registrada a idade de introdução e avaliada a concordância com o oitavo passo do Guia Alimentar do Ministério da Saúde.

Fonte: UNIFESP

Publicado Monday, July 27th, 2009 em Artigos.

Commentários encerrados.